Equipe do projeto debate questões de Gênero e Diversidade Sexual

20140510_092039Periodicamente, o Projeto Viva Mãe Luíza realiza oficinas de formação e integração, no qual se reúnem coordenação, bolsistas de saúde e de comunicação, voluntários e colaboradores. No último sábado (10), foi realizada uma oficina de Gênero e Diversidade Sexual no Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva – NESC. Para essa oficina, foram convidados Marcos Mariano e Allyson Moreira, integrantes do Núcleo Tirésias.

Os convidados conduziram uma apresentação sobre gênero, sexualidade, saúde e mídia, aprofundando o debate sobre como os transexuais, gays e lesbicas são retratados na mídia e como eles são atendidos nos serviços de saúde. Para iniciar o debate, apresentaram o vídeo “Gênero, Diversidade e Direitos Humanos” (clique aqui), produzido pelo próprio núcleo, em que abordam conceitos-chave sobre o tema: a diferenciação entre sexo (biológico), sexualidade (desejo sexual), identidade de gênero (como se reconhece/como se apresenta ao mundo). “O gênero não é nada mais que uma construção”, ressaltou Mariano.

Durante a conversa, os presentes puderam trocar ideias e tirar duvidas. Falou-se sobre a repressão e que gêneros são fluidos e, ao final da oficina, a equipe do projeto iniciou uma reunião de planejamento.

Na reunião de planejamento, foi informado o início das oficinas de audiovisual que o projeto Viva Mãe Luíza atuará em parceria com o Coletivo Caboré Audiovisual. O curso será realizado de 19 de maio a 12 de junho, e a cada dia os bolsistas do projeto contribuirão com a equipe do coletivo. Haverá também oficinas de formação especificas para bolsistas de comunicação. A primeira está marcada para quarta-feira (14), facilitada pelo estudante de jornalismo da UFRN, Aureliano Medeiros, sobre produção de texto jornalístico.

Deixe um comentário

Deixe um comentário