Entidades de Mãe Luiza continuam recebendo doações para desabrigados

Os donativos estão sendo destinados às mais de 50 famílias que estão desabrigadas e desalojadas em virtude do deslizamento ocorrido no último sábado [14]

Foto: Gabriel Azevêdo /Drone Mídia

Foto: Gabriel Azevêdo /Drone Mídia

Desde o último sábado [14], um deslizamento de terra ocorrido na rua Guanabara, uma das principais vias de acesso a Mãe Luiza, tem causado desespero e grandes prejuízos a inúmeras famílias do bairro. Apesar de não haver feridos, a Defesa Civil interditou a área e começou a evacuar residências nos arredores da cratera. No momento, contabilizam-se mais de 50 famílias afetadas, que estão abrigadas em diversos pontos da cidade. Para atender a essa demanda, diversas entidades de Mãe Luiza estão recebendo doações.

O bairro está sem abastecimento de água, e não há previsão para retorno. Na tarde de hoje [16], diversas famílias aguardavam com baldes e bacias em frente à Escola Dinarte Mariz para recolher um pouco de água deixada por um caminhão-pipa.

Moradores que tiveram suas casas comprometidas ou interditadas foram levadas à Escola Santos Reis, nas Rocas, e ao Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte. Em Mãe Luiza, há ainda famílias alojadas no NASC, Assembleia de Deus e escola Espaço Livre, além de casas de familiares e amigos. Há a expectativa de que a partir da tarde desta terça-feira [17], o prédio desativado do CRAS seja liberado para acolher famílias.

2014-06-16 14.31.18

Movimento intenso na Igreja Católica de Mãe Luiza

Como ajudar?

Em Mãe Luiza, as doações estão sendo recebidas em vários pontos. O movimento para entrega de donativos na Igreja Católica, localizada na Av. João XXIII, tem sido intenso. Os materiais recebidos são repassados às famílias desabrigadas e desalojadas, sendo necessária a realização de um cadastro cujos dados serão repassados à Defesa Civil.

A Casa do Bem e outras entidades também tem funcionado como ponto de recolhimento. As doações podem ainda ser entregues diretamente aos locais que estão abrigando as famílias – NASC, Assembleia de Deus e Espaço Livre.

Na tarde de hoje [16], a maior necessidade relatada era de água e material de higiene e limpeza, além de lençóis, colchões e gêneros alimentícios. Apesar de a chuva ter cessado, a campanha de arrecadamento de doações deverá continuar nos próximos dias, até que seja divulgado como se dará o acompanhamento das famílias afetadas. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário